Cães com medo de trovão o que fazer?

A audição dos cachorros é mais desenvolvida que a nossa, por isso eles conseguem escutar um mesmo som a uma distância quatro vezes maior que uma pessoa. Desta forma, fogos de artifício, barulhos de shows, trovão e até mesmo a chuva podem causar fobia no animal, deixando-o assustado, estressado e com outros comportamentos estranhos.

Os sinais típicos de ansiedade ou medo em cachorros são: ofegar, tremer, movimentos agitados, procurar pessoas, esconder-se, tentar fugir, recusar alimentos, recusar a fazer xixi ou coco, entre outros.

Segue algumas dicas que podem ser usados para acalmar um cachorro assustado por barulhos.

- Deixe o cachorro mais confortável, de preferência permita que ele se acomode no lugar preferido dele.

- Pegue um pouco de algodão, faça uma bolinha e coloque dentro do ouvido do cachorro. Dessa forma, você ajuda a abafar o som.

- Quando o cachorro está com medo ele tende a querer fugir ou se esconder. Então não deixe portas e janelas abertas.

- Grave um CD ou outro dispositivo com sons de tempestade, toque durante um minuto e desligue o aparelho quando o cão se assustar. Espere o cachorro se acalme e toque novamente a música por um período de tempo. Isso deve ser feito umas cinco vezes por dia, com intervalos de dez minutos, durante quatro ou cinco dias. Deixe passar por volta de duas semanas e inicie uma nova sessão.

- Se o dono se estressa ou fica nervoso, isto será passado para o cachorro. O melhor é deixá-lo tranquilo, sem lhe castigar e nem lhe fazer muitas carícias. Castigar o cachorro só fará com que ele tenha mais medo. Acariciar em excesso também lhe ensinará que sua conduta ansiosa é apropriada e agradável para o dono.

- Outra prática é usar calmantes, o sileo é utilizado em cães para reduzir a ansiedade e o medo agudo associado ao ruído. Procure um veterinário.

Se essas dicas não ajudarem, procure um veterinário de sua confiança.

Voltar
Cães com medo de trovão o que fazer?
  • Cadastre-se em nossa newsletter: