O Basenji é um cachorro que nunca late, mas ele não é mudo. Ele emite uma espécie do chamado yodel, uivos e chiados, e até latem de vez em quando, mas só um ou dois latidos de cada vez.
Alguns acham que o Basenji se comporta como um terrier, pois ele é um pouco agressivo para um cão de caça.
Algumas pessoas acham que ele é um cão que tem estilo de gato: inteligente, curioso, independente, limpo e gosta de caçar e rastrear.
O Basenji é considerado um cachorro de companhia, pois é muito ligado ao dono, protetor, brincalhão e carinhoso.
O Basenji adora caçar, ele vai perseguir gatos, esquilos, coelhos, ratos, entre outros. Ele não é o tipo de cachorro que irá obedecer a seu dono, ele tem que pensar e decidir se ele quer fazer o que você pediu.
Ele precisa de estímulos físicos e mentais regularmente para que não fique frustrado e destrutivo, caso contrario ele vai mastigar ou comer o que for deixado ao seu alcance.
O Basenji tem pelo curto, corpo pequeno, musculoso, postura alerta, orelhas eretas, testa enrugada e cauda enrolada firmemente sobre o quadril.
Por causa de sua personalidade e temperamento, o Basenji não é uma raça para qualquer um, mas para pessoas que estão preparados para a destruição que ele pode causar, porem ele pode ser o companheiro ideal.
Antes de adquirir um Basenji converse com o criador pois ele vai lhe informar os prós e contras de viver com esta raça.
Basenji o cão mudo
