Buldogue Francês

O Buldogue Francês, resultado do cruzamento entre buldogues ingleses com cães caçadores de ratos franceses, é um cão de pequeno porte, mais conhecido por suas orelhas de morcego. É uma das raças mais populares do mundo e faz a alegria de muita gente.

Esta raça é ideal para quem mora em apartamentos: de estrutura compacta e forte, quando adulto, pesa até 14 kg no máximo e a sua altura varia entre 30 a 35 cm. Além das suas orelhas distintivas, tem a cara achatada típica dos buldogues e o pelo curto. Ainda por cima, acompanhando essas características tão meigas, está uma personalidade brincalhona, dócil e esperta. Por ser tão afetuosa, esta raça também é bastante recomendada para donos de primeira viagem e para fazer companhia à crianças.

Além disso tudo, os cães da raça Buldogue Francês são de fácil manutenção: exigem pouca escovação dos pelos e banhos menos frequentes. Demandam também uma baixa quantidade de atividade física, já que a raça tem uma natureza mais calma e preguiçosa. Mas, atenção! Como ele adora comer, é preciso ficar de olho no seu peso. Outro cuidado importante que se deve ter é com as rugas faciais desse cachorro: mantenha-as sempre bem higienizadas para que assim se evite infecções e alergias na pele do animal.

- Características físicas

Um Buldogue Francês adulto tem uma altura que varia de 30 a 35 cm e pode pesar até 14 kg.

Apesar de ser pequeno, é um cão bastante robusto e de constituição sólida. Seu corpo é bastante proporcionado, todos os pontos são bem distribuídos e nenhum se sobressai um ao outro. A cabeça é larga e quadrada, o focinho é achatado e a cara é toda enrugada.

As orelhas parecem com as de um morcego. O pescoço é curto, o peito é largo e o dorso é musculoso. As pernas são atarracadas mas têm uma aparência vigorosa. A cauda é curta e abaixada, rente às nádegas.

A raça ainda apresenta pelagem curta e lisa com muitas variações de cor. O padrão de cores oficiais pode ser: rajado (ou tigrado), rajado e branco, cor creme, dourado, dourado e branco, rajado dourado ou apenas branco.

- Personalidade

O Buldogue Francês é muito esperto, afetuoso e brincalhão. Considerado como cão de companhia, ele adora ser o centro das atenções e estar perto de seus donos. Pode ficar bem triste e apresentar comportamento destrutivo se for deixado muito tempo sozinho.

Ele se dá bem com crianças mais velhas, e se for bem treinado e socializado desde filhote, não terá problemas em conviver com outros cães e animais. No entanto, se forem mimados em demasia, eles podem ter ciúmes de outros cachorros e animais.

Devido à sua personalidade descontraída, esta raça é ideal para donos de primeira viagem. No entanto, às vezes, pode ser um pouco chato adestrar o Bulldog Francês, pois há uma possibilidade grande de ele demonstrar teimosia. Por isso, é preciso ter paciência e recompensá-lo bem.

Embora seja mais conhecido por ser um cão de companhia, ele também pode ser um bom cão de guarda, já que está sempre alerta e late na presença de estranhos.

O preço de um filhote de buldogue francês está na faixa de R$ 3.000.

- Saúde e cuidados

O Buldogue Francês é uma raça de fácil manutenção. Por ter uma natureza mais calma e preguiçosa, não demanda uma grande quantidade de atividade física, por exemplo. Caminhadas e passeios ocasionais com ele já deve ser o suficiente. Porém, para que não ganhe muito peso, é preciso fazer com que ele se exercite diariamente.

A alimentação deve ser feita com ração de alta qualidade. Recomenda-se aproximadamente 1,5 xícara de ração por dia, dividida em duas refeições.

Por terem a pelagem curta, e por soltarem poucos pelos, a escovação dos pelos pode ser feita com pouca frequência.

As unhas devem ser aparadas sempre, porque se crescerem muito podem machucar o seu pet. As orelhas devem ser verificadas e limpas regularmente com um pano úmido ou cotonete. Não deixe também de verificar a pele do seu cachorro para ver se não há nenhuma infecção ou alergia. As rugas faciais devem ser constantemente limpas.

Além disso, são bastante sensíveis ao calor e precisam ser monitorados em dias muito quentes. Porém, mantenha-os longe da água, porque eles não conseguem nadar, devido ao tipo de corpo que possuem.

Problemas de saúde e doenças comuns da raça são: displasia dos quadris, síndrome braquicefálica, alergias (de contato, a alimentos e/ou inalantes), hemivertebra, luxação patelar, doença do disco intervertebral, doença de Von Willebrand, fissura palatina e palato mole alongado.

- O lugar ideal para o Buldogue Francês viver

O lugar ideal para um cachorro Buldogue Francês viver é dentro de casa. Ele não é um cão adequado para ficar fora no quintal, pois precisa estar protegido e, necessita de companhia o tempo todo.

Além do tamanho pequeno, por ter uma natureza mais calma e por ser uma raça mais silenciosa, já que não tem o costume de latir tanto, o Buldogue Francês é ótimo para quem mora em apartamento.

- Curiosidades sobre a raça

- Se não fossem por admiradores americanos, a orelha de morcego do Buldogue Francês teria sido excluída e substituída pela orelha caída no processo de cruzamento da raça.
- A reprodução da raça só pode ser feita através da inseminação artificial, porque as pernas posteriores do Buldogue Francês não aguentam o seu próprio peso e, portanto, os machos não conseguem copular com as fêmeas.
- Várias celebridades possuem cãezinhos desta raça. Lady Gaga, Hilary Duff, Zach Braff, Leonardo DiCaprio e Hugh Jackman possuem um exemplar cada.
- Celebridades nacionais também adoram a raça. Preta Gil, Bárbara Evans, Padre Fábio de Melo, Thaila Ayala e Paulo Vilhena são algumas das estrelas brasileiras que possuem um Buldogue Francês.

Agora que você sabe tudo sobre o Buldogue Francês, que tal pegar um? Se você ficou com vontade de ter um, lembre-se sempre de procurar criadores sérios e de confiança.

Fonte: adorocaes.com.br

Voltar
Buldogue Francês